PROJETO TRAMA
OFICINA DE FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DE ARTES VISUAIS E EVENTOS
Público alvo: profissionais interessados e/ou atuantes em produção cultural e exposição de artes visuais
O projeto "Trama" é uma iniciativa sociocultural que propõe o desenvolvimento e a realização de oficinas teóricas e práticas de formação para profissionais interessados em atuar nos bastidores da produção de eventos e exposições de artes visuais, incluindo as diversas linguagens artísticas que fazem parte deste segmento – artes plásticas, moda, artesanato, fotografia, instalação, performance, escultura, arte urbana, entre outros.
O projeto visa fomentar e potencializar o processo de geração de renda através da economia criativa em diferentes regiões administrativas do estado de São Paulo, ocorrendo em Araraquara, Santos e São José dos Campos.
Serão oferecidos quatro (4) módulos independentes e complementares: Produção Executiva e Produção Operacional, Curadoria e Comunicação Visual, e sua proposta pedagógica integrará os aspectos da concepção, desenvolvimento e produção artística expositiva, integrando teoria e técnica com atividades experimentais.
MÓDULO 1 | CURADORIA COM MÁRCIO HARUM
17/02 a 21/02 das 14h às 17h | Pavilhão São José
Este módulo oferece uma imersão nas práticas curatoriais contemporâneas, abordando desde a concepção até a montagem de exposições. Os participantes desenvolverão conhecimentos sobre organização de mostras, seleção de obras e mediação com o público, expandindo sua visão crítica e técnica para atuar em contextos institucionais e independentes.
Carga horária: 15h
Marcio Harum desenvolve trabalhos na intersec?a?o entre curadoria, programas pu?blicos, tecnologia e educac?a?o. Realizou entre 2023-24 a mostra Década dos Oceanos no CCBB Rio de Janeiro e São Paulo. Apresentou a exposição Uma Rede: Arte Postal da América Latina e Europa do Leste 1970-1980 na Bienal de Arte Contemporânea SACO 1.1, em Antofagasta, Chile, 2023. Coordenou o Programa CCBB - Arte e Educação em São Paulo entre 2018 e 2020. Curou a 2a Bienal do Barro em Caruaru (PE), 2019. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país, como o 51o Salão de Arte Contemporânea de Santo André em 2023-24 e o Panorama de Arte Contemporânea de Goiás em 2024.
MÓDULO 2 | COMUNICAÇÃO VISUAL COM LETÍCIA LAMPERT
17/02 a 20/02 das 17h às 20h | Pavilhão São José
Neste módulo, os participantes explorarão estratégias de comunicação visual voltadas para exposições, aprendendo sobre criação de identidade gráfica, sinalização e materiais visuais que conectam o público à proposta curatorial. Com atividades práticas e teóricas, a oficina capacita para traduzir conceitos artísticos em uma linguagem visual envolvente e acessível.
Carga horária: 12h
Letícia Lampert é artista visual e designer gráfica, com atuação em ambos os setores há mais de 20 anos. Como artista, participou de diversas mostras no Brasil e exterior, destacando-se a Bienal do Mercosul e a Bienal de Fotografia de Beijing, ambas em 2018. Recebeu prêmios como o Pierre Verger, em 2012, o Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, em 2013 e o Prêmio Chico Albuquerque, em 2019. Como designer, tem focado seus projetos no setor cultural, colaborando com artistas e curadores na produção de livros, catálogos e exposições.
MÓDULO 3 | PRODUÇÃO OPERACIONAL E EXECUTIVA COM ANA SILVIA FORGIARINI
21/02 das 17h às 20h e 22/02 das 14h às 17h | Pavilhão São José
Este módulo apresenta os fundamentos da produção cultural, abordando planejamento, gestão de recursos e execução de eventos e exposições. Com enfoque prático, os participantes aprenderão a estruturar cronogramas, orçamentos e processos operacionais, desenvolvendo habilidades essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade de projetos culturais.
Carga horária: 8h
Ana Silvia Forgiarini é formada em Psicologia, trabalha há + de 22 anos na gestão e produção de projetos criativos e atentos às demandas mais urgentes da sociedade. Em 2010 foi co-fundadora da Frida Projetos Culturais, produtora que mapeia oportunidades no universo da cultura através de frentes como a criação, a produção, a gestão e o acompanhamento de projetos que promovam transformações sociais impactantes e duradouras. Já trabalhou com instituições culturais relevantes como SESC, Poiesis, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro Cultural Fiesp, Itaú Cultural, Caixa Cultural e com programas de fomento prioritários como Lei de Incentivo Federal à Cultura, Proac/ICMS, Proac Editais, Funarte, PROMAC/SP, entre outros.