Linha do Tempo

Picture

Restauro parcial do Pavilhão da Companhia Paulista

Conclusão do restauro parcial do Pavilhão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, contemplando fachadas, fundações e cobertura

2019
Picture

VALTER HUGO MÃE, CONCEIÇÃO EVARISTO E MIA COUTO NA FLIM 2019

Em sua sexta edição, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha já é o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e considerado um dos principais festivais do interior paulista. A FLIM 2019 contou com três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita com mesas literárias onde escritores e especialistas se encontraram para debater temas da atualidade sob mediação da jornalista Adriana Couto; shows, teatro, feiras de artes gráficas, atividades infantis, lançamento de livros, saraus e oficinas. Entre os convidados da Programação Central, destacam-se a escritora Conceição Evaristo e os convidados internacionais Valter Hugo Mãe e Mia Couto.

2019
Picture

NETFLIX GRAVA SÉRIE NO VICENTINA

O Parque Vicentina Aranha foi selecionado como um dos cenários da série original brasileira "O Escolhido" da Netflix, que estreou no mês de julho no serviço de streaming. Muitos foram os joseenses ajudaram a compor a figuração e trabalharam nas áreas de composição do cenário, confecção de figurinos e até na realização da segurança da equipe artística.

2019
Picture

VICENTINA RUMO AOS 100 ANOS

O aniversário de 95 anos do Vicentina ofereceu uma Programação Especial que marcou a contagem rumo aos 100 anos. Visitas monitoradas ao Pavilhão Central ambientado com os mobiliários da Fase Sanatorial e uma projeção mapeada promoveram um mergulho histórico. Shows, cinema e atividades infantis movimentaram o Parque, bem como uma Cápsula do Tempo foi enterrada para ser revelada somente no centenário do Vicentina, em abril de 2024.

2019
Picture

PARQUE LANÇA PROJETO AMIGOS DO VICENTINA

O projeto Amigos do Vicentina objetiva ampliar e estreitar o relacionamento entre o Parque e seus usuários, bem como captar recursos humanos e financeiros para a continuidade do avanço das obras de Restauro dos Pavilhões Históricos. Informações e formulários de adesão em http://www.pqvicentinaaranha.org.br/seja-um-amigo

2018
Picture

ANIVERSÁRIO DE 94 ANOS DO VICENTINA RECEBE 25 MIL PESSOAS

O Aniversário de 93 anos do Vicentina foi celebrado com três dias de Programação Especial, que receberam cerca de 25 mil pessoas. No dia 20 de abril, a Capela recebeu um concerto com o Quarteto Iapó. No sábado (21), o Quarteto Adriano Grineberg agitou o Vicentina em um show de blues com a participação da cantora Graça Cunha. Encerrando a programação no domingo (22), uma palestra ao ar livre com o professor Leandro Karnal, seguida de um recital de piano com André Mehmari e participação da cantora Ná Ozetti.

2018
Picture

CLUBINHO DE LEITURA, A NOVA ATIVIDADE DO PARQUE

Inspirado nos projetos literários já existentes no Parque, o Vicentina apresenta mais uma atividade que busca romper barreiras invisíveis do acesso a leitura. Para instigar o prazer em ler nas crianças, o Clubinho de Leitura propõe encontros mensais de leitura compartilhada conduzida por mediadores (arte-educadores) que adequarão as atividades de acordo com as possibilidades das histórias e temas dos livros.

2018
Picture

GALINHA D'AGOLA 2018 ARRASTA MILHARES DE FOLIÕES

O Carnaval do Parque Vicentina Aranha, que ocorreu no dia 11/02, recebeu cerca de 25 mil foliões. A programação começou com uma matinê para crianças em frente a portaria principal do Parque, em um show com Li Maria e banda. Ao final da Matinê D'Angolinha, o Vicentina abriu alas para o já tradicional Bloco da Galinha D´Angola, que arrastou milhares de foliões pelas ruas da Vila Adyana.

2018
Picture

ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL 2017

A criatividade, o trabalho em rede e o apoio da iniciativa pública e privada foram elementos fundamentais para a continuidade e expansão dos trabalhos em 2017. A Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - AFAC realizou aproximadamente 480 atividades em sua programação anual, estimulando a qualidade de vida, instigando o convívio social e a reflexão sobre a memória e a contemporaneidade e atraiu cerca de um milhão de visitantes ao Parque Vicentina Aranha.

2017
Picture

Natal no Vicentina

O Natal no Parque Vicentina Aranha celebrou o final de ano com uma programação especial para todas as idades. Na última semana de atividade culturais do Parque em 2017, nos emocionamos com dois espetáculos na Capela, um concerto de cordas e uma ópera. O Parque foi palco de uma grande batalha digital, a final do Primeiro Campeonato de LOL no Vicentina, uma oportunidade de pais e filhos interagirem no universo dos games. Finalizando a programação especial, o tradicional Piquenique de Natal recebeu a banda Blues Beatles apresentando clássicos de uma das mais conhecidas bandas do mundo, com arranjos novos do universo do blues. A programação de Natal no Vicentina contemplou 10 mil pessoas com música, cultura, tecnologia.

2017
Picture

Campeonato de LOL no Vicentina

Pela primeira vez, o Parque Vicentina Aranha realizou o primeiro Campeonato de League of Legends no Vicentina. O campeonato contou com 23 times inscritos, com 5 jogadores cada. Os dois times finalistas batalharam ao vivo no Parque com máquinas de alto desempenho dispostas no palco principal. O jogo contou com a presença de juízes, narrador e comentarista, além de uma transmissão simultânea em telão para que o público pudesse acompanhar a partida. Nesta mesma data, o Vicentina Geek reuniu diferentes vertentes da cultura pop e do universo geek promovendo jogos eletrônicos, encontros, food trucks e um Concurso de Cosplayers.

2017
Picture

Melhor Projeto do Estado de SP na categoria Iniciativas de Excelência em Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural

Considerado o Melhor Projeto do Estado de São Paulo na categoria Iniciativas de Excelência em Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o Parque Vicentina Aranha chegou até a final nacional da edição 2017 desta importante premiação realizada pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A nomeação é um reconhecimento das ações de preservação do Vicentina que demonstram o compromisso e a responsabilidade compartilhada com a preservação.

2017
Picture

QUARTA EDIÇÃO DA FLIM

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro ocorreu a FLIM 2017, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha. Nos três dias de evento, foram oferecidas mais de 70 atividades gratuitas para todos os públicos, que contaram com a participação de 24 mil pessoas. Foto: Danilo Ferrara

2017
Picture

BLOCO GALINHA D´ANGOLA 2017

A quarta edição do Bloco Galinha d´Angola levou cerca de 20 mil foliões às ruas da Vila Adyana em uma linda manhã de carnaval para a família.

2017
Picture

PIQUENIQUE SINFÔNICO DE FINAL DE ANO

O Parque Vicentina Aranha celebrou o final de 2016 com o tradicional Piquenique Sinfônico. O grandioso espetáculo apresentou a obra mundialmente famosa Carmina Burana, uma composição vigorosa e arrebatadora que conquistou palcos e mídia com sua poderosa sonoridade. Para executar a peça, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos acompanhou os solistas Carla Domingues (soprano), Jabez Lima (tenor) e Vinicius Atique (barítono), o Coro Jovem Joseense, bem como os coros infantis Coral da Secretaria Municipal de Educação e Meninas Cantoras de Campos do Jordão, somando cerca de 160 pessoas em cena. Um espetáculo apreciado por cerca de 10 mil pessoas.

2016
Picture

Terceira Edição da FLIM

A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha - FLIM teve sua terceira edição em Setembro de 2016. A festa recebeu cerca de 28 mil visitantes de 16 a 18 de setembro, que puderam usufruir gratuitamente de uma vasta programação cultural. Foto: Acervo AJFAC.

2016
Picture

Hall do Pavilhão São José

Conclusão do restauro do hall do Pavilhão São José. Foto: Acervo AJFAC

2016
Picture

varandas do Pavilhão São José.

Conclusão do restauro de uma das varandas do Pavilhão São José. Foto: Acervo AJFAC

2015
Picture

Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios

Inaugurado o Curso de Formação de Mão de Obra para Construção Civil e Restauro, em parceria com o SENAI, dentro do Prédio da antiga Lavanderia. Foto: Acervo AJFAC

2014
Picture

Pavilhão Alfredo Galvão

Reinauguração do Pavilhão Alfredo Galvão inteiramente restaurado. Foto: Acervo AJFAC

2014
Picture

programação cultural

O Parque Vicentina Aranha passa a oferecer ao público uma Programação Cultural gratuita. Foto: Acervo AJFAC - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha de 2013.

2011
Picture

Capela Sagrado Coração de Jesus

Reforma da Capela Sagrado Coração de Jesus. Foto: Acervo AJFAC

2010
Picture

Parque Vicentina Aranha

O espaço é aberto ao público com a inauguração do Parque Vicentina Aranha. Foto: Acervo AJFAC

2007
Picture

patrimônio municipal

A Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquire todos os 84,5 mil metros quadrados de área do Antigo Sanatório.

2006
Picture

fim das atividades do Hospital Geriátrico

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, detentora de todo o terreno e gestora do hospital, encerra as atividades do Hospital Geriátrico Vicentina Aranha. Foto: Acervo AJFAC

2004
Picture

tombamento do Vicentina Aranha

Em 27/05, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) decreta o tombamento do espaço que compreende o Hospital Geriátrico Sanatório Aranha.

2001
Picture

Setor de Preservação

Em 28/08 foi promulgada a Lei Municipal Número 4.928, que inclui à categoria de Setor de Preservação, a área que abriga o antigo Sanatório Vicentina Aranha.

1996
Picture

Nova fase: Hospital Geriátrico

Início das atividades do Hospital Geriátrico. Foto: Acervo APM FCCR

1993
Picture

alta do último paciente

O último paciente de tuberculose recebeu alta, deixando o Sanatório curado.

1982
Picture

Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social

Parte das instalações foi cedida ao antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que ali funcionou até abril de 1990.

1981
Picture

um lugar de vida

Dos 485 pacientes tratados ao longo do ano (maior número desde a fundação do Sanatório), apenas 31 faleceram (6,4%).

1955
Picture

Falecimento do Pe. Rodolfo Komórek

Falece no Sanatório, após 17 dias de internação, o Pe. Rodolfo Komórek, que viveu 9 anos com a doença. Foto: Acervo AJFAC

1949
Picture

Centro Cirúrgico

Em 1949 foram realizadas 254 cirurgias.

1949
Picture

novas especialidades: Urologia e Ginecologia

Por solicitação da Admisnistração do Sanatório, foram instituídas duas novas especialidades no Sanatório: urologia e ginecologia, além da construção de um novo laboratório de análises clínicas. Foto: Acervo APM FCCR

1948
Picture

ampliação do Pavilhão Marina Crespi

Ampliação do Pavilhão Marina Crespi, que inicialmente atendia apenas 10 mulheres e agora, passaria a atender 20. Foto: Acervo AJFAC

1947
Picture

obras de ampliação

Obras de ampliação da copa, cozinha e da despensa de alimentos do Sanatório. Foto: Acervo APM FCCR

1946
Picture

passadiços entre os Pavilhões

Concluídas as construções dos passadiços entre os Pavilhões do Sanatório. Foto: Acervo APM FCCR

1945
Picture

conclusão das obras

Conclusão das obras de ampliação do Pavilhão Central, sendo inaugurado o 3° pavimento do prédio. Concluída a construção dos 3.500 metros do muro de contensão do terreno destinado aos pacientes do Sanatório. Foto: Acervo AJFAC

1943
Picture

Madre Paula de São José

A Madre Paula, Reverenda Madre Superiora do Sanatório Vicentina Aranha, em 19 de Março, recebeu o véu de congregada e passou a se chamar Madre Paula de São José. Foto: Acervo AJFAC

1942
Picture

obras de ampliação

Início das obras de ampliação das edificações do Sanatório devido ao aumento da demanda por internação.

1941
Picture

Muros do sanatório

Dos 3.500 metros de muro, necessários para cercar a área de tratamento de pacientes do Sanatório, 1.000 metros foram construídos.

1940
Picture

Melhorias para os pacientes

Aquisição de uma mesa de bilhar, instalada na biblioteca e foi instalado o Elevador Pantográfico, doado pelo antigo Banco do Estado ao Sanatório.

1939
Picture

Gruta em Homenagem à Nossa Senhora de Lourdes

Construída a pequena gruta, em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, a pedido das irmãs da Congregação de São José Chambéry, instituição a qual pertencia parte do corpo de enfermagem do Sanatório. Foto: Acervo AJFAC

1938
Picture

Instalação de central telefônica no Sanatório

1937
Picture

Hortas, criação de aves e suínos

O Sanatório possuía 21 alqueires de território. Nesse terreno, para consumo dos pacientes, se produziu: 84.539 ovos na granja. Foto: Acervo AJFAC

1936
Picture

Inauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus

1935
Picture

Inauguração do Pavilhão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Inaugurado em 1932, a partir de uma parceria entre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o Pavilhão era o local de tratamento dos funcionários da empresa ferroviária. Caberia à Companhia Paulista de estradas de ferro a manutenção do prédio e os gastos com os enfermos. Foto: Acervo APM FCCR

1932
Picture

Dr. Nelson D´Ávila é intitulado Chefe Clínico do Sanatório Vicentina Aranha

Foto: Acervo AJFAC

1928
Picture

Aquisição e Instalação do Aparelho de Raio X

Foto: Acervo APM FCCR

1925
Picture

Inauguração do Sanatório Vicentina Aranha

Foto: Acervo APM FCCR

1924
Picture

Inicio das Obras do Sanatório

Início das obras de construção do Sanatório Vicentina Aranha.

1918
Picture

Ano de falecimento da Sra. Vicentina Aranha

Dama da sociedade paulistana, expoente de ações filantrópicas em favor dos enfermos de tuberculose durante as primeiras décadas do século XX. Era esposa do Senador Olavo Egydio, membro da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

1916
Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: