Em 2019, o Piquenique Literário inicia seu terceiro ano de atividades. O evento, que acontece mensalmente, tem como objetivo promover o debate a respeito de uma obra literária lida em conjunto pelos participantes. Os gêneros das obras são variados, indo de distopia à romance, mas todos os livros selecionados provocam uma reflexão acerca de temas importantes, como racismo, preconceito, feminismo e tolerância, o que enriquece o debate e agrega conhecimento dos presentes. 

Nos encontros também ocorre à troca de livros e há aqueles que contribuem com a disseminação da leitura deixando obras nas malas do projeto Viagem Literária para os visitantes do Parque. E para tornar a leitura ainda mais agradável o encontro é regado a deliciosos quitutes trazidos pelos participantes de forma colaborativa. A iniciativa é dos jornalistas, Bruno Freitas e Thaís Inocêncio, que além de apaixonados por livros, acreditam que a leitura pode transformar a vida das pessoas. 

Em fevereiro, o Piquenique Literário debate a obra vencedora do Prêmio Jabuti 2007 na Categoria Reportagem: A vida que ninguém vê, de Eliane Brum (Editora Arquipélago). Uma repórter em busca dos acontecimentos que não viram notícia e das pessoas que não são celebridades. Uma cronista à procura do extraordinário contido em cada vida anônima. Uma escritora que mergulha no cotidiano para provar que não existem vidas comuns. O mendigo que jamais pediu coisa alguma. O carregador de malas do aeroporto que nunca voou. O macaco que ao fugir da jaula foi ao bar beber uma cerveja. O álbum de fotografias atirado no lixo que começa com uma moça de família e termina com uma corista. O homem que comia vidro, mas só se machucava com a invisibilidade. Essas fascinantes histórias da vida real fizeram formam uma obra que emociona pela sensibilidade da prosa de Eliane Brum e pela agudeza do olhar que a repórter imprime aos seus personagens – todos eles tão extraordinariamente reais que parecem saídos de um livro de ficção. 
 

A VIDA QUE NINGUÉM VÊ
De Eliane Brum (Editora Arquipélago)
Data: 24/02 | Domingo
Horário: 9h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Parceria: Blog Além da Capa
Entrada franca. 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: