Inscrições encerradas. 

Datas: 21/02, 28/02, 07/03 e 14/03 | Quartas-feiras
Horário: 19h às 21h30
Local: Centro de Fomração em Artes e Ofícios
Vagas Limitadas: 15 participantes por turma
Investimento: R$ 20,00 por módulo ou R$ 60,00 pelos quatro módulos. 
Inscrições: (12) 3911 7090
 
Para as aulas, solicitamos que os participantes tragam régua (se possível de aço) e agulhão para uso pessoal. Os demais materiais serão fornecidos. 

Dividida em quatro encontros, a Oficina de Encadernação oferecerá conceitos introdutórios à encadernação manual artística, com a produção de cadernos em diferentes estilos. Atividade conduzida pela comunicóloga Eliana Silva, que ministrou o Curso Técnico de Encadernação no SENAI, e encadernação artística no Atelier Cecília Pine e Velho Livreiro.
 

Módulo: Encadernação Indiana
Data: 21/02 | Quarta-feira  
A encadernação indiana é uma das mais antigas, também conhecida como encadernação sem cola, com três pontos de costura, amarração de cordão em capa flexível. Neste encontro faremos um caderno clássico e um artístico, que podem ser utilizados para anotações, receitas, aquarelas, brindes, álbuns temáticos e livros autorais.
 
 
Módulo: Encadernação Medieval
Data: 28/02 | Quarta-feira 
A encadernação medieval é considerada a segunda encadernação mais antiga, que também não leva cola, diferente da Medieval Britânica, mais rebuscada.
Originalmente os cadernos (seixas) eram costurados diretamente na pele de animais, com capa superposta e amarradas para proteção. Atualmente são conhecidas como diário de viagem ou diário de couro. Este modelo pode ser produzido com uma série de materiais que não necessariamente o couro, como o couro ecológico, borracha, pisos, lonas, zetex, entre outros. A encadernação medieval pode ser utilizada para a confecção de cadernos, agendas, cadernos de arte, álbuns e diários. Será produzido um diário no formato A5 com 100 folhas. 

 
Módulo: Álbum - Costura Japonesa com Capa Dura
Data: 07/03 | Quarta-feira 
Neste encontro será desenvolvido um projeto básico de álbum, no formato A6 horizontal, com a técnica de compensação de lombada e formatação da abertura da capa. Cada álbum terá 20 folhas e poderá ser desenvolvido para outros formatos. Aprenderemos como calcular as medidas e escolher os materiais adequados.
 
 
Módulo: Encadernação Copta
Data: 14/03 | Quarta-feira 
A Costura Copta foi criada pelos egípcios e é considerada primeira encadernação da história. A Copta consiste em costurar os cadernos de forma entrelaçada, juntamente com as capas duras. O resultado do entrelaçamento é uma lombada que se assemelha aos pontos do crochê. Na oficina, será confeccionado um caderno no tamanho A5 com 60 folhas. 
 

 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: