No segundo encontro do Clubinho de Leitura, vamos falar de poesia! Para introduzir o assunto aos pequenos, escolhemos duas poetas de extrema sensibilidade: Cecília Meirelles com o  livro Ou Isto ou Aquilo, e na condução das leituras dialógicas, a escritora Zenilda Lua. 

Fazer escolhas nem sempre é fácil. O poema da Cecília Meireles apresenta com leveza aspectos de processos de escolha tão óbvios  quanto difíceis de serem assumidos, por adultos, jovens e crianças. 

Publicado pela primeira vez em 1964, Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, é um livro que imprimiu sua marca na memória afetiva de gerações de leitores e ocupa posto de destaque na literatura infantil brasileira. Cantigas de ninar, cantigas de roda e trava línguas são formas de expressão muito próximas do mundo da criança. Em Ou isto ou aquilo, Cecília utiliza de forma inigualável estes e outros recursos. A autora joga com as palavras, criando um universo encantador, e, de maneira leve, coloca a criança diante dos caminhos a seguir, como no poema que dá nome ao livro: “Ou se tem chuva e não se tem sol / ou se tem sol e não se tem chuva! / Ou se calça a luva e não se põe o anel, / ou se põe o anel e não se calça a luva!”. 

Cecília explora a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições e a musicalidade. A autora resgata o universo infantil, permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, situações surpreendentes, comparações incomuns, em que a fantasia e a imaginação estão sempre presentes. Nos deparamos com a borboleta no jardim, a bela bola que rola, a casa da avó, a água da chuva e a lua, que aparece depois da chuva, além de outras cenas e sensações. Sensações estas que parecem sempre ter existido, mas que somente a sensibilidade de Cecília Meireles tem o dom de revelar.


Dia: 17/03 | Sábado 
Horário: 15h 
Local: Biblioteca Itinerante
Faixa Etária: Livre

Entrada Franca 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: