No Dia Mundial da Água o projeto Cidade em 4 Tempos, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, dialoga sobre o Paraíba do Sul, o Rio que passa em nosso quintal. Para a esta conversa, convidamos Pedro Oliva, Líliam Medeiros (UNESP), Marcela Miranda (UNIFEI) e Felipe Pacheco (INPE).

Em 2015, o profissional de caiaque extremo Pedro Oliva, percorreu 1.137 quilômetros a partir da nascente do rio Paraíba do Sul até a sua foz, usando um caiaque como plataforma de coleta de dados científicos sobre a qualidade da água e da atmosfera. Com a sociedade, buscou-se promover um novo olhar para a melhoria da qualidade e conservação dos rios e de seu entorno, usando técnicas de cartografia social. 

Essa ação fez parte do Projeto Cachoeiras que promoveu uma abordagem integrada, envolvendo esporte, ciência e a comunidade; e que continua em sua 2ª edição em 2017/2018, com título Projeto Cachoeiras 2.0.

Diversos artigos foram publicados sobre qualidade da água ao longo do rio Paraíba do Sul, além das influências do microclima e respostas às frentes frias e das atividades de cartografia social, feitos em parceria com INPE, UNESP, UNIFEI e CEMADEN e escolas de vários municípios.


Data: 22/03 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Convidados: Pedro Oliva, Líliam Medeiros, Marcela Miranda e Felipe Pacheco.
 Entrada Franca  

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: