A edição de fevereiro do projeto Cidade em 4 Tempos coloca em pauta as Crônicas de São José dos Campos. Inspirado pelo Ano Europeu do Património Cultural-2018, que foi declarado pela UNESCO com o objetivo de celebrar a diversidade, a riqueza e a proteção do património cultural; o Parque Vicentina Aranha resgata memórias da cidade pelo viés de um dos expoentes de sua história cultural, o escritor, poeta, compositor, músico, jornalista e advogado Altino Bondesan. 

Altino nasceu em São Simão-SP, veio à cidade em 1935 para tratar-se de tuberculose e encantou-se com as belezas do município. Sua paixão por São José dos Campos ficou registrada em cinco livros, incluindo coincidentemente São José dos Campos em Quatro Tempos (1967).  Altino Bondesan deixou um legado de entusiasmo e amor pelo conhecimento.

Sob mediação da Diretora Geral da AFAC e do Parque Vicentina Aranha, Angela Tornelli, o Cidade em Quatro Tempos convida para o diálogo o jornalista Luiz Paulo Costa, e os filhos de Altino Bondesan, a professora Irene Bondesan e Amílcar Bondesan, que realizará uma intervenção artística.

Luiz Paulo Costa é jossense, nascido 1943. O filho de Francisco Honorato da Costa Filho e Virgínia Nunes Costa se tornou um jornalista com uma trajetória próspera.
 Costa já foi redator da Rádio Piratininga e Rádio Clube e do antigo jornal “O Valeparaibano”. Participou da equipe da revista “Realidade”, da Editora Abril. Foi correspondente do jornal “O Estado de S. Paulo” em São José dos Campos durante cinco anos. Em 1975, ganhou junto com sua equipe de reportagem no jornal “O Estado”, o Prêmio Esso de Jornalismo. Sua matéria falava sobre as geadas que assolaram o país na época. Foi vereador de São José dos Campos durante quatro mandatos (1977 a 1996), sempre incentivando a cultura no município. Já lançou outros quatro livros, “Na Luta pelos Direitos do Povo” (1982), “Corrupção — A Câmara no Banco dos Réus” (1992), “Histórias e Estórias de São José dos Campos” (2005) e “Álbum de São José dos Campos por Sérgio Weiss” (2010). “A sua Bênção, Chico Triste” (2015) é a sua mais recente obra.

Crônicas de São José

Data: 22/02 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta


Entrada franca

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: