Em 2018, o projeto Ciência no Parque ganha uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, para nos auxiliar na jornada de aproximar a ciência das pessoas. Em um ciclo de palestras durante o ano, pesquisadores da Divisão de Astrofísica discorrerão sobre assuntos ligados à astrofísica e astronomia: O que são buracos negros? O Universo é infinito? Como são formadas as estrelas?

Apresentando estes assuntos de forma menos formal, o Astronomia para Todos quer aproximar as pessoas, quebrar o gelo, responder suas perguntas, instigar curiosidade e difundir conhecimento. Tudo isso com o privilégio de dialogar abertamente com doutores, pós-doutores e pesquisadores da região. 

Neste primeiro encontro, o Dr. João Braga discorrerá sobre Mitos e Verdades sobre a Origem do Universo. Desde que a mente humana evoluiu a ponto de adquirir consciência de sua própria existência, a questão da origem do universo, passou a ser uma das mais importantes e recorrentes em filosofia. De onde vêm todas as coisas? Quem criou tudo? Será que o universo existiu desde sempre? A ciência do século XX abordou esta questão do ponto de vista físico e elaborou uma teoria muito bem corroborada por observações que mostram que o universo que observamos com nossos telescópios teve sua origem a 13,7 bilhões de anos atrás num evento cataclísmico batizado de Big Bang. Esta teoria fez nascer os conceitos modernos de “cosmologia física” e “cosmologia de precisão”, trazendo o estudo da cosmologia - a origem e a evolução do universo - da filosofia para física, e em certo sentido da pseudo-ciência para a episteme. 

Nesta palestra abordaremos a questão da origem do universo procurando mostrar o que de fato a ciência tem a dizer sobre isso, e ao mesmo tempo desmistificando a ideia de que a ciência já consegue explicar a questão ampla da "origem de tudo” de forma minimamente satisfatória.

Palestrante: João Braga - Pesquisador Titular do INPE

Possui graduação em Física pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado em Astrofísica pelo INPE e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1990) e Universidade de Harvard, EUA. Tem pós-doutorado em astrofísica de raios X na Universidade do Colorado. Atualmente é pesquisador titular do INPE, onde já foi Vice-Diretor Geral, Coordenador de Centros Regionais, Coordenador Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Chefe da Divisão de Astrofísica e Coordenador do curso de pós-graduação em Astrofísica. Atua principalmente nas áreas de Astrofísica de Altas Energias e Astronomia Espacial, com ênfase no desenvolvimento de instrumentação e de técnicas experimentais para detectores e telescópios de raios X e Gama para operar em plataformas de balões estratosféricos e satélites. Tem 73 trabalhos publicados em revistas internacionais e já formou 4 doutores e 6 mestres.
 
 
Data: 29/03 | Quinta
Horário: 19h
Local: Pavilhão São José 
Palestrante: João Braga - Pesquisador Titular do INPE

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: