Os benefícios das atividades espaciais em nossas vidas estarão nesta palestra em comemoração aos 58 anos do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que nasceu em São José dos Campos em 3 de agosto de 1961.
Desde o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957, milhares de outros satélites já foram lançados ao espaço em diferentes tipos de órbitas. Nesses mais de sessenta anos de avanços na tecnologia espacial, a humanidade vem se beneficiando diariamente dos inúmeros serviços que têm sua origem nesses objetos que orbitam a Terra. Atualmente é comum as pessoas fazerem uso de diversos dispositivos e aplicativos, sem perceber que a tecnologia espacial é a principal responsável por esses tipos de facilidade. O controle do desmatamento de florestas, a previsão do tempo, a transmissão de programas de TV, a telemedicina, a localização de endereços e o rastreamento de animais selvagens ou de estimação, representam alguns exemplos de como os satélites artificiais são importantes no dia a dia das pessoas.
Os principais tipos de satélites e suas aplicações serão discutidos, incluindo a participação do INPE neste contexto. Serão apresentados, de forma sucinta, os principais passos necessários desde a ideia da fabricação de um satélite até a sua aplicação/exploração propriamente dita.
Convidado
Antonio Yukio Ueta
Bacharel em Física e Mestre em Física de Plasmas pela USP, Doutor em Física de Semicondutores pela Johannes Kepler Universitaet, Áustria (1997). Atualmente é membro da Comissão Organizadora e palestrante do Curso de Inverno 2019 em Introdução às Tecnologias Espaciais do INPE e colaborador voluntário no INPE em atividades de apoio ao Gabinete da Direção e à Coordenação-Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial. Nos dois últimos anos tem se dedicado à popularização da ciência, ministrando palestras sobre as atividades espaciais, para estudantes de escolas do nível fundamental, médio e superior.
ASTRONOMIA PARA TODOS ESPECIAL
INPE 58 ANOS - OS SATÉLITES EM NOSSA VIDA COM ANTONIO YUKIO UETA
Data: 08/08 | Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Tela de Cinema ao Ar Livre
Parceria: INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Tradução em LIBRAS por Rosemary Ribeiro
Entrada franca
Ao final haverá sessão de observação dos astros.