PROGRAMAÇÃO CENTRAL FLIM

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA | TRANSLINGUAGENS, ALGUMAS LEITURAS 
Programação Central
Convidados: Alice Ruiz, Roberta Estrela D’Alva, Andréa Del Fuego e Marcelino Freire  
Leitora anfitriã: Laís Silva Pitombo 

Abrindo as portas, Marcelino Freire, escritor e curador da FLIM 2017, dará as boas-vindas em nome da Festa a todos os convidados e público, comandando leituras com a participação especial da poeta e letrista Alice Ruiz, da escritora e rapper Roberta Estrela D’Alva, apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura, e da escritora Andréa Del Fuego, autora vencedora do Prêmio Saramago de Literatura.

 A cada mesa da FLIM, teremos um leitor ou leitora convidado(a) para abrir o bate-papo, lendo um trecho de um clássico ou de nossa literatura contemporânea. Convidamos como leitora anfitriã Laís do 3 ª ano da Escola Estadual Moabe Cury. 

 

Marcelino Freire
Publicou, entre outros, os livros: “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006); “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial ); “Nossos Ossos” (Record), com o qual ganhou o Prêmio Machado de Assis 2014 de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional. Criador da Balada Literária, evento que, desde 2006 reúne escritores, nacionais e internacionais, na cidade de São Paulo.

 

Roberta Estrela D’Alva
Atriz-MC, diretora musical, pesquisadora, slammer e apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura, Roberta Estrela D’Alva é Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação pela USP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro.  É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro campeonato de poesia brasileiro e autora do livro “Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC" (Perspectiva). 

 

Alice Ruiz
Poeta e haikaísta, Alice Ruiz tem 24 livros publicados, entre poesia, traduções e uma história infantil. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou "Pelos Pêlos" (Brasiliense). Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro "Vice Versos" (Brasiliense), e o Jabuti de Poesia, de 2009, com o livro "Dois em Um" (Iluminuras). Possui mais de 50 canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

 

Andréa Del Fuego
Nasceu em São Paulo, em 1975. É autora da trilogia de contos “Minto enquanto posso” (O Nome da Rosa), “Nego tudo” (Dulcinéia Catadora) e “Engano Seu” (O Nome da Rosa). Escreveu também os contos juvenis “Sociedade da Caveira de Cristal” (Scipione) e “Quase Caio” (Escala Educacional). Em 2011, seu primeiro romance, “Os Malaquias” (Língua Geral), foi ganhador do Prêmio Saramago, e finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.

 

SERVIÇO

Cerimônia de Abertura | Translinguagens, Algumas Leituras  
Data: 15/09 (sexta)
Horário: 19h
Local: Ponto de Encontro

Convidados: Alice Ruiz, Roberta Estrela D’Alva, Andréa Del Fuego e Marcelino Freire  Lugares Limitados. Distribuição de senhas com 60 minutos de antecedência do horário de início, na lateral da Sala de Leitura Réginaldo Poeta, ao lado do Telão de Cinema.
Tradução simultânea em Libras, a Linguagem Brasileira dos Sinais.
Transmissão simultânea em telão dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Entrada franca.

 

A quarta edição da FLIM é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Prefeitura de São José dos Campos, com produção da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Conta com o patrocínio da Gerdau, Colégio Poliedro, Vale Sul Shopping e Incorporadora Tavares Filho; apoio do Instituto de Oncologia do Vale, NipBr, Redenção Turismo, Hotel Ema Palace, Nibs Juice Bar, Haruf, GPM Vídeo, Art Rock Camisetas, Unimed e Cabrillano; promoção da rádio Jovem Pan e do jornal O Vale; e parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Sesc, Sesi São Paulo e Senac.

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: