Patrimonio Natural

ÁRVORES DO PARQUE

Considerado uma das principais áreas verdes de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha conta com mais de 3 mil árvores. São cerca de 120 espécies, entre nativas do Brasil (araucária, jatobá, pau-brasil, mogno, copaíba, sapucaia e ipês de diferentes cores) e exóticas (eucalipto, pinheiro, palmeira imperial, mangueira, entre outras).

Quem visita o Parque, além de aproveitar o frescor, o ar puro, o contato com a natureza e a contemplação das árvores, algumas com mais de 30 metros de altura, também pode colher frutas para consumo no local ou em pequenas quantidades para levar para casa.


ANIMAIS DO PARQUE

Além de abrigar árvores centenárias, o Parque Vicentina Aranha tem moradores muito especiais e queridos pelo público: os perus, os garnizés e as galinhas d’angola, ave símbolo do Parque. Além de encantarem os frequentadores, esses animais contribuem para o controle de pragas.


Ao caminhar pelas alamedas, também é possível observar uma diversidade de pássaros, com seus diferentes cantos e cores. São mais de 80 espécies identificadas, que podem ser avistadas em atividades de observação, que compõem a programação, ou acessando o Guia de Aves do Parque: bit.ly/guiaavespva


Lembrando que, para uma convivência saudável e respeitosa com os animais, alguns cuidados são imprescindíveis:


Não alimentar os animais

Os animais são alimentados pela equipe do Parque, com uma nutrição balanceada e orientada por veterinários.

Não correr atrás dos animais 

Os animais do Parque convivem muito bem com os visitantes, porém brincadeiras podem estressá-los e causar problemas à saúde.

Não trazer animais domésticos ao Parque 

Animais domésticos não são permitidos no Parque, pois podem colocar em risco a saúde e a segurança dos animais que aqui vivem.

Não abandonar animais no Parque

Abandonar animais é crime de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção em até cinco anos para crimes de maus tratos a cães e gatos.

Não trazer bexigas ou balões ao Parque

As bexigas e balões em látex, se estourados, podem ser ingeridos pelos animais que vivem no Parque, provocando graves problemas de saúde e até a morte.


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: