Patrimonio Natural

 

BOTANICA

 

O bosque do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, abriga aproximadamente 3.000 árvores de mais de 100 espécies e se constitui em uma das principais manchas verdes urbanas da cidade. A reserva, formada a partir da construção do antigo sanatório, em um área de cerca de 85 mil metros quadrados, reúne árvores nativas da região e exóticas.

 

Quem visita o parque, pode contemplar enormes araucárias com mais de 30 metros de altura, jatobás, sapucaias, imbaúbas ipês, quaresmeiras, sibipirunas, além de inúmeras espécies frutíferas, como abacateiros, mangueiras, laranjeiras, pés de acerolas e vários tipos de palmeiras entre outras.

 

 

ANIMAIS DO PARQUE

 

O Parque Vicentina Aranha, além de abrigar edificações históricas e árvores centenárias, tem moradores muito especiais e queridos pelo público: Galinhas de Angola, Patos, Perus, Coelhos, Marrecos e Garnisés.

 

Esses animais são tratados com dedicação e carinho pelos funcionários e visitantes do Parque e uma novidade vai poder colaborar com a ampliação desse cuidado. Destacamos algumas orientações para os frequentadores e visitantes do Parque:

 

- A alimentação dos animais é feita de maneira adequada e controlada para cada espécie, por isso, deve ser realizada exclusivamente pelos funcionários do Parque.

- Os animais do Vicentina são uma atração a parte e muitas vezes queremos segurá-los e as crianças adoram brincar e correr com os bichinhos. Porém, os veterinários indicam que isso seja evitado e que a relação entre visitantes e animais seja de contemplação, pois os animais podem sentir-se acuados e reagir de maneira inesperada.