FLIM

Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha

A FLIM, Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha chega a sua quinta edição em 2018.
Ela ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro, e segue o seu percurso inicial em realizar uma Festa Literomusical para explorar os desafios do fomento à leitura com a música e a poesia compondo sua programação. Assim como as edições anteriores, a FLIM 2018 contará com três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita com mesas literárias onde escritores e especialistas se encontram para debater temas da atualidade sob mediação de um convidado; shows musicais, teatro, feiras de artes gráficas, atividades lúdicas como caminhadas poéticas e contações de histórias para crianças, lançamento de livros, saraus e oficinas atraem a participação do público juvenil.  

A quinta edição da FLIM é uma realização da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura; com apoio da Prefeitura de São José dos Campos; em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, SESC e SESI.

 

CURADORIA

A 4ª edição do evento trouxe um novo curador, Marcelino Freire (vencedor do prêmio Machado de Assis 2014, de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional; autor de diversos livros, como “Angu de Sangue” - Ateliê Editorial -, e Contos Negreiros - Editora Record / Prêmio Jabuti 2006), que agregou suas características plurais, dando uma atmosfera contemporânea ao evento.
As primeiras edições contaram com a curadoria de Alberto Martins, escritor, tradutor e editor respeitado e premiado no segmento literário, autor dos premiados “Goeldi: história de horizonte” e “A história dos ossos”, entre outros.

 

TEMA 2018

Em 2018, a curadoria elegeu o tem INTERIORES para permear as discussões do evento.

 

A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha é o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e considerado um dos principais festivais do interior paulista. Por meio de uma programação diversa, gratuita, inclusiva e para todas as idades, a FLIM convida a população a explorar a literatura como ferramenta de formação cidadã e compreensão da sociedade.

O Parque Vicentina Aranha, um dos principais patrimônios históricos do estado localizado na cidade de São José dos Campos (SP), é o local que recebe a festa com sua extensa programação de oficinas, workshops, shows, mesas de debate com autores de renomados, atividades infantis, lançamento de autores regionais e mais.
 
A primeira FLIM ocorreu em 2014, e logo tornou-se um dos eventos mais esperados da região. Suas quatro edições contemplaram com arte e cultura cerca de 86 mil pessoas. Pelos palcos do FLIM passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e estudantes. Arnaldo Antunes, João Paulo Coenta, Noemi Jaffe, Daniela Arbex, José Miguel Wisnik, Leonardo Gandolfi, Joca Terron, Paulo Lins, Mário Bortolotto, Antonio Nóbrega, Ignácio Loyola de Brandão, Laerte, Chico César, Andréa del Fuego, Roberta Estrela d’Alva, Lourenço Mutarelli e vários outros estiveram conosco nesta verdadeira celebração da literatura.
 
 
 
ACESSIBILIDADE
 
A FLIM é 100% acessível, não apenas contempla gratuidade, mas incentiva a participação de portadores de deficiência através de divulgação e inclusão de atividades como: programação divulgada e impressa em braille.
Todas as mesas tem tradução em libras, atendendo o público portador de deficiência auditiva.
 
 

Página Oficial da FLIM no Facebook:
https://www.facebook.com/flim.sjc/

Evento Oficial no Facebook
https://www.facebook.com/events/1903271386362649/

Em breve a programação completa da FLIM 2018!

OUTRAS EDIÇÕES

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: